terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Keep Calm and Carry on!

Este pôster tem sido visto por aí, nas casas mais cool e em revistas de decoração.


Mas não, ele não é uma criação atual! A arte do pôster "Keep Calm and Carry on" foi criada em 1939, às vésperas da II Guerra Mundial pelo governo Britânico, visando acalmar os ânimos da população e transmitir calma e confiança para a opinião pública, diante da iminente guerra contra a Alemanha.

O "Keep Calm" possui mais dois irmãos, que na época foram divulgados em transportes públicos e jornais: "A liberdade está em perigo" e  "Sua coragem, sua alegria, sua definição nos trará a vitória". 


Todos eles desenvolvidos com uma tipografia própria, para evitar plágios e com o desenho da coroa do rei George VI.  No entanto, o terceiro pôster não foi distribuído e permaneceu no anonimato até 2001, quando um exemplar foi descoberto em uma caixa de livros comprados em um leilão pelos donos do sebo inglês chamado Barter Books (que atualmente revende cópias do pôster para todo o mundo, recebendo uma média de 1.000 pedidos por mês.) 
Como a arte já caiu em domínio público, é possível encontrar pela web diversos produtos como mousepads, camisetas e canetas. E como tudo que faz sucesso, ganhou também muitas paródias bem engraçadinhas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...