quarta-feira, 9 de março de 2011

A gigante Starbucks revitaliza sua identidade visual

Em comemoração ao seu 40º aniversário, a Starbucks - a maior rede de cafeterias do mundo - revitalizou seu logotipo e toda a linha de embalagens de seus produtos.


Chamado pela empresa de um visual do futuro, para os próximos 40 anos, o logotipo tornou-se mais simples e elegante: a cor preta foi suprimida, assim como os dizeres Starbucks Coffee. Afinal, o símbolo da sereia já tornou-se conhecido em todo mundo sendo desnecessária a utilização do nome da marca e atualmente, sua lojas oferecem muito mais que café.


Observando as 4 revitalizações que aconteceram aos longo destes 40 anos, percebe-se sempre a intenção de simplificar a marca: a sereia, antes cheia de detalhes com seios e caudas completamente à mostra, tornou-se um desenho mais simples e icônico, que agora se transforma em ícone principal da marca.


Segundo a tia Wikipédia, a companhia teve seu nome inspirado em parte pelo personagem Starbuck do livro Moby Dick, e seu logotipo é um entalhe escandinavo do século XVI de uma sereia com duas caudas. Segundo a própria empresa, a sereia, uma figura mitológica, representa o romance e criatividade, que inspiraram os fundadores da Starbucks 40 anos atrás.


A revitalização do logotipo foi realizada pela própria equipe da Starbucks, com o apoio da Lippincott, consultoria estratégica em design e branding.








É, e aqui em BH, infelizmente não existe nenhuma loja. No Brasil, elas estão apenas em Campinas, São Paulo e Rio de janeiro.

Um comentário:

  1. Amooo os produtos da Starbucks!! São super saboros!!!
    Hoje no blog:Look do dia - balada de carnaval !!!
    Corre lá pra dar uma olhadinha:
    http://blogtipsandtrends.blogspot.com/
    beijos
    Ma Amorim – Blog Tips and Trends

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...