terça-feira, 26 de abril de 2011

Hora de Butecar: Comida di Buteco 2011


Começou, no dia 15 de abril, o festival de Comida di Buteco 2011! Para quem gosta de comidinhas deliciosas (eu!) e do ambiente sem frescura dos botecos, o festival é mesmo uma festa. Os pratos são deliciosos e bem acessíveis.

BAR DO REI: Trem mineiro uai . Costelinha frita com torresmo de barriga e bolinho de frango recheado com requeijão escuro, acompanhados de purê de inhame com carne de sol, bolinho de queijo com semente de coentro fresca regada ao pequinete.
 O festival começou em BH, no ano de 2000 e o sucesso é tanto, que outras cidades já participam do evento: Campinas, Goiânia, Ipatinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Poços de Caldas, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, Salvador, Belém, Manaus, Fortaleza, São José do Rio Preto e Uberlândia.

Em Bh, funciona assim: todo ano, um ingrediente é escolhido e todos os butecos participantes devem preparar uma receita baseada neste ingrediente, que será avaliada pelos clientes e por uma comissão especial. Além disso, também serão pontuados a higiene, cerveja gelada e o atendimento do local.


PATORROCO: Tô garrado . Carne de sol grelhada ao molho de siriguela com mandioca, acompanhada de salada de maxixe e tomate.
Esse ano o Comida de Buteco de BH presta homenagem ao norte de Minas. Foram escolhidos 11 ingredientes para o preparo dos pratos, que valorizam a cultura e a culinária local. São eles: Carne de sol, Peixes do São Francisco, Pequi, Feijão andu, Requeijão escuro, Buriti, Cagaita, Seriguela, Rapadura, Sementes de coentro fresco e Manteiga de garrafa.

BAR DO ANTÔNIO (PÉ DE CANA): Serenada no pé de cana . Carne de sereno com batata ao molho de requeijão do norte e molho Pé de cana com pimenta verde e farofa de pequi.
Minha opinião? Bem, este ano já estive em uns cinco butecos (por enquanto :-) e acho que a quantidade de ingredientes está atrapalhando um pouco. Muitos bares estão fazendo porções gigantes, misturando tudo e no final vc nem sabe o que avaliar... Para mim, seria mais fácil julgar se apenas um ingrediente estivesse envolvido, como foi com o jiló. Mas a maioria dos pratos, como sempre, está deliciosa!


BAR DO FERREIRA: Sol de Minas . Carne de Sol, muqueca de banana da terra, mandioca na manteiga de garrafa acompanhada de pirão de leite com farinha de milho, bolinhos de Requeijão do Norte com farinha de pequi e molho picante de mel de rapadura.
Até o dia 15 de maio. Mais informações, aqui.

2 comentários:

  1. Ai que delicia!
    Amo essa eventinho! Aqui no RJ tbm tem e aproveito sempre!

    http://achadosdathais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu também gosto!!
    Esse tipo de comida é muito boa!

    http://rebucomcafe.blogspot.com/

    beijinhos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...