quinta-feira, 2 de junho de 2011

Clássicos do Design: Cadeira Panton

Folheando revistas ou visitando sites de decoração, você pode observar diversos itens em comum a todos os apartamentos e escritórios descolados: cadeiras, luminárias e objetos de arte moderninhos que aparentam ter sido criados  na última temporada.   E a verdade é que grande parte deles podem ter sido criados há pelo menos 40 anos. Mais uma prova de que o design bem feito, é atemporal.

Um grande exemplo disso é a cadeira Panton. Criada pelo designer Verner Panton na década de 1960, a cadeira foi imediatamente considerada uma sensação e recebeu diversos prêmios, sendo uma das primeiras a entrar para coleção do Museu de Arte Moderna de Nova York. Na época, Verner estava encantado com o material plástico, até então pouco explorado em peças de mobilário, e idealizou uma cadeira totalmente feita do material, com um design acessível industrialmente e que pudesse ser produzida com um molde único, sem encaixes. Nascia então, em 1967, um dos grandes ícones do design do  século XX, com formas que se ajustavam ao corpo humano e material flexível.

As originais são feitas apenas nas cores branco, preto e vermelho. Mas , como todo clássico,  as cópias estão pipocando por aí, em diversas cores. Existe até a versão para crianças. 

Você pode encontrar os modelos aqui e aqui

4 comentários:

  1. Poxa que legal!
    são muito bonitas!

    bjkas

    ResponderExcluir
  2. Ei, Bruna! Realmente, são muito bonitas. As coloridas, são uam graça.

    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Lindas um design super moderno e lindas.
    Adorei

    Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  4. São bonitas e confortáveis. Já sentei numa dessas...

    Beijos
    Daia
    http://realizandoumsonhoembh.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...