quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Design de embalagens

Projetar uma embalagem é uma atividade altamente especializada que envolve não apenas um belo desenho, mas o conhecimento de materiais, de formas de transporte e armazenamento e principalmente, da relação entre o produto e seu consumidor.
Hoje, todos sabem que um bom design de embalagem é fundamental para o sucesso de todo o produto. Vocês sabiam que, dos milhares de produtos que vemos nos supermercados, apenas 10% investem em propagandas? Os demais possuem apenas o ponto de venda e sua embalagem como recurso para competir no mercado. Dessa forma, o layout é fator decisivo para impulsionar as vendas de um produto, sendo capaz de chamar a atenção de possíveis consumidores em poucos segundos e entre tantos concorrentes.


Exatamente por isso, muitos designers temem ousar demais e não atingir o público alvo. Para se modificar uma embalagem, são necessários milhares de reais e investimentos que envolvem pesquisas, projetos, testes, além de campanhas de divulgação. E mudar significativamente uma embalagem, rompendo paradigmas e diferenciando-se totalmente da concorrência pode-se resultar em dois caminhos bem distintos: o sucesso de vendas e aceitação da nova embalagem ou o fracasso e prejuízo total.

Entrem em um supermercado e observem: porque as as embalagens de sabão em pó e detergente são todas iguais? Isto se chama linguagem da categoria, que normalmente é “ditada” pelo concorrente mais forte. O ideal seria ousar na medida certa, sem perder a identidade do produto, mas diferenciando-se dos concorrentes. Impossível? Vejam então alguns exemplos de belas embalagens no Brasil. Para inspirar!


Itubaína Retrô, edição comemorativa de 50 anos da bebida. Schincariol.

Linha de caldos, chás e barrinhas orgânicas da Natura, Lab Mattar

Linha de caldos, chás e barrinhas orgânicas da Natura, Lab Mattar

Do Bem, bebidas naturais.

Suco de frutas e leite, Tônica Comunicação

Bebida de Mate e Chimarrão, Gilnei Silva.



Kit para coloração textil, A La Carte


3 comentários:

  1. nossa dá vontade de comprar tudoooo só pela embalagem. heheheh
    Besos, besos
    http://vivi-aninha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. bem legal o blog..

    Naty

    http://dasduass.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Post interessante!
    Embalagens super criativas!

    Bjs
    www.relicario-fashion.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...